Rua Cussy Júnior 7 - 17 Centro - Bauru - SP.

Tel.: ( 14 ) 3227-0021 ou ( 14 ) 9694-1859

E-Mail:
pp.tonin@hotmail.com

Convênio com Estacionamento Panorama ( em frente ao salão )

terça-feira, 16 de abril de 2013

SEJA AMIGO DA SUA VOZ


O Dia Mundial da Voz, 16 de abril, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de realizar cuidados necessários para ter uma voz saudável. É importante ficar atento aos hábitos que podem ser prejudiciais à saúde vocal. 
Se notar uma alteração de voz como rouquidão ou voz áspera, que se torne persistente a mais de 15 dias, é indicado consultar um especialista. 
Beber água, não gritar, não falar muito alto, ambiente seco e consumo de bebidas alcoólicas são alguns dos hábitos que podem causar problemas e alterações vocais.
O que é a voz
Pode considerar-se a Voz como o som resultante da vibração das cordas vocais, provocada pela passagem do ar, através da laringe, no momento em que as duas cordas se aproximam. Este som será posteriormente modelado pelas cavidades de ressonância (faringe, cavidade bucal e fossas nasais).
A Voz é a forma mais comum de comunicação, sendo da maior importância nas relações sociais e na vida profissional. Só usando a voz de uma forma correta e tendo cuidados com a sua utilização é possível manter uma voz saudável durante toda a vida.
Causas mais frequentes de alterações na voz
As infecções respiratórias superiores associam-se, muitas vezes, a alterações da voz que podem prolongar-se durante duas semanas.
É o que sucede com um síndrome gripal ou com uma banal constipação, em que as cordas vocais ficam edemaciadas o que prejudica a sua vibração. O repouso vocal permite, na maioria dos casos, a recuperação.
Se esta não se verificar melhora dentro de duas semanas a rouquidão persistiu, procure um médico ou fonoaudiólogo torna-se indispensável, sendo ainda mais urgente nos fumadores. A alteração na voz constitui um dos primeiros sinais, senão o mais importante, dos tumores da laringe e o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de cura.
Especialista:
Dra. Elizangela Aparecida Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.